14-11-09

assim torna-se dificil ter em mente que isto é apenas um beachbreak
isto é o que parece uma meia de leite a dropar jaws
apresento-vos o canal da praia norte
montanhas liquidas e uma formiga
"apanhar uma e vir embora"
mais fotos no site do grande pedro ou do enorme serpa

"uma pessoa quer sempre mais"

mike stewart andava de um lado para o outro, observando as ondas e as nuances que elas criavam. apontava para os trajectos das correntes e o efeito das enormes espumas que varriam o cano da praia norte: 15 a 18 pés hawaianos afiança. E se ele o dizia...
O mar estava assombroso como está muitas vezes nesta praia e os carros chegavam sucessivamente para testemunhar aquele espectaculo. As ondas contorciam-se em camara lenta e daquele ponto mais elevado desenhavam-se como cartoons face à impossibilidade da percepção real do seu tamanho. Era um optimo dia para inspirar frases pomposas sobre a magnificencia do oceano e a pequenez do homem, não para surfar que raios.

Eis que porkito sugere que entrem pela ponta do promontorio saltando directamente para o outside. Entre o riso e a incredulidade geral ele e o faustino descem em frente ao forte para encontrar o tal sítio para o fazer. Completamente atónito pergunto ao trovão se ele está a brincar ou a falar a sério. Ele responde-me com um episódio passado no taiti envolvendo tubarões, o faustino ensanguentado e o porkito as gargalhadas. ok é serio.
Abandonados os primeiros intentos suicidas fica decidido que vão entrar a meio da praia. O nervosismo instala-se e todos percebem que seja qual for o desfecho é historia que se vai presenciar. O mar com mais de 5 metros não pára de bombar desenfreadamente cobrindo uma larga porção do pico com um turbilhão de espuma permanente. "nem vamos conseguir entrar" diz o porkito. Chegados ao centro da praia uma correnteza fluvial leva-os quase instantaneamente para o outside.

Visto da praia o mar parece um inferno interminável de espuma. As ondas quase imperceptíveis surgem apenas quando um lip enorme tapa o horizonte apenas para se desfazer em mais espuma. Quebra-cocos de 3 metros batem interminavelmente no inside desfazendo-se em redemoinhos e correntes assassinas. A possibilidade de alguém ficar ali preso é real e assustadora.
Uma serie enorme desenha-se no horizonte e dirige-se exactamente para aquele sítio. Porkito decide ir numa onda intermédia para escapar a porrada mais que evidente e apanha uma direita. A onda leva-o com uma velocidade impressionante revelando a propria natureza distinta do mar nesse dia: grosso, mastodontico.
Entretanto porkito caminha na praia convencido que o faustino já saiu e ninguém sabe dele até que olhares prescutadores revelam-no como um ponto minusculo a remar em direcção ao cantinho. Uma onda enorme vem na sua direcção e ele rema com todas as suas forças para entrar mas ela passa por baixo dele. Tentando-se manter num ponto seguro ele senta-se bem no outside. Uma nova onda dirige-se para na sua direcção e ele está no sitio certo, rema com todas as forças mas o resultado é o mesmo. Neste momento percebe-se algo que só a experiência poderia revelar. É praticamente impossível entrar a remar para ondas deste calibre. As massas oceanicas são demasiado rápidas, demasiado massudas.

O faustino quer sair dali mas não sabe bem como o fazer. O mar ganha um aspecto tenebroso e séries intermináveis de ondas continuam a surgir no horizonte. Uma ou outra quebra mais para fora e o dia parece ganhar ainda mais tamanho com a subida da maré. Ele decide remar para dentro para apanhar uma mais pequena, expondo-se aos sets enormes que não paravam de aparecer. Aparece uma onda mais pequena, uns 3 ou 4 metros e ele dirige-se a ela com toda a convicção. Consegue entrar nela e aos saltos faz o drop. Com a velocidade enorme que a onda gera o rail começa a arrastar agua e a espuma acaba por apanha-lo. Está a salvo e toda a gente respira de alívio. O porkito pergunta-me se eu estava nervoso e eu respondo que sim. "eu também fico nervoso" diz, e remata em jeito de justificação: "mas depois uma pessoa quer sempre mais."

origem da Bragawave

Poucos têm o direito de ter o seu nome numa onda. O Bruno Braga é um deles.
Estava aqui a ver umas fotos e dei com esta e senti a necessidade de partilhar a história deste tipo de onda no trol.
Foi um dos drops mais animais que já lá presenciei.
Depois da construção do esporão no cabedelo, começaram a entrar umas ondas de lado que tornaram algumas ondas praticamente impossiveis de surfar pois estas fazem a onda quebrar ainda mais para cima dos calhaus com um buraco ainda mais cavernoso e rápido. Ou seja, ninguém ia nem vai.
O Braga foi. Dropou no ar (não há outra maneira), caiu dentro do tubo, levou alta coça, bateu nos calhaus do fundo, foi arrastado para cima de outros (parecia uma lapa), perdeu os pés de pato e ficou com a sensação que ia morrer naquele dia.
Já deu para rir nesse dia! Esta é a Bragawave:




foto: Pedro Ferreira - umafoto.blogspot.com

trip #12442

esta ultima trip foi muito preenchida em mais do que um aspecto. Primeiro porque conseguimos finalmente apanhar um pico que já andamos a seguir há vários anos mas que por aquela ou outra razão (especialmente por ser caprichoso como o caralho) nunca o apanhamos a funcionar convenientemente. Mas valeu a pena. É uma bomba infernal que nos faz pensar que portugal é aquele país maravilhoso que todos nós sonhamos. Honestamente, o nosso país tem altas ondas. Depois porque andamos a ver outras praias e deu para ter algumas ideias e encher a vista com paisagens incríveis. Neste pico estava um nevoeiro medonho e uma brisinha onshore, um local claramente furioso e o mar inconstante. E mesmo assim uma grande surfada!
faustino apanhou um dos tubos da sessão e saiu a sorrir.
este é o rui rocha (dizem)
os verdadeiros locals do sitio, as gaivotas, também surfam as ondas e partilhavam umas com o pessoal.

de volta à estrada

Após um grande interregno, que chegou até a levar alguns membros do meias a pensar que seria o fim...eis que voltámos em grande forma: despertador às 5:15h da manhã, muitos quilómetros, surfadas, fotos, filmagens, procuras e mais procuras e claro como não podia deixar de ser, meias de leite.

PS: Desta vez tivemos um novo membro ;)
PS2: Mais pormenores desta trip brevemente.

bigbigstuff

Estes frames não são nossos mas merecem uma nota. No mesmo swell que apanhou o mundial de surf em supertubos no limite, alguns bodyboarders bem conhecidos da nossa praça ultrapassaram a razoabilidade noutros picos. Este é o Tiago Fazendeiro, e o video anda aí pela net..